Edifício se localiza dentro de um campus universitário consolidado. Sua presença, mais do que resolver uma necessidade de espaço físico e salas de aula, qualifica uma área que até então abrigava salas de aula isoladas construídas provisoriamente.
O edifício se localiza no centro de um terreno retangular e o faz de modo que este fique dividido em três faixas. A primeira e a última constituem espaços abertos, de uso público, que permitem boas vistas do edifício, e que está atualmente em processo de projeto de parque nas proximidades.
O local do edifício obriga a ter seus lados maiores no sentido leste e oeste, e, uma vez que em Cuenca o sol nasce a leste e se põe a oeste com uma variação média de 23 graus nos solstícios de junho e dezembro, se adota um sistema de brises que filtram a luz e impedem a chegada direta do sol dentro das salas.
O sistema estrutural é composto por diafragmas e lajes de concreto armado que se projetam em relação ao eixo da coluna. O tamanho dos módulos estruturais corresponde ao tamanho adequado de sala de aula e é esta a dimensão que modula também os elementos restantes.
As colunas se encontram recuadas em relação ao invólucro. Desde o exterior do edifício destaca-se sua horizontalidade através das lajes e dos brises de madeira.
Um elemento marcante é o hall de entrada e circulação vertical, projetados como espaços abertos e generosos, apropriados para reunir os usuários. Também se destaca a qualidade espacial das salas de aula com a iluminação filtrada e a solução das portas de entrada.
Cabe destacar o cuidado na solução da secção construtiva, a relação entre os materiais e a qualidade de execução.
- Construção: Constructora RHR
- Orçamento Construção: $ 1.200.000,00 USD ($ 347,75 USD/ m2)